A GEOSIN é pioneira na introdução da tecnologia Geotube® na Península Ibérica. Reconhecido no mundo inteiro, este sistema tem aplicabilidades vastas tanto em obras hidráulicas como ainda na desidratação de lamas e lodos com alto teor de humidade. Os sistemas que a GEOSIN fornece, contribuem para o aumento da performance, reduzindo custos fornecendo resultados mensuráveis. Para tal, trabalhamos sempre com os nossos clientes no sentido de providenciar as soluções mais avançadas.
A Solução de Desidratação de Baixo Custo e Alto Volume
A tecnologia de desidratação Geotube® tem-se tornado num dos métodos prediletos, a nível mundial, em inúmeras organizações. Esta tecnologia é usada para projetos de grandes e pequenas dimensões. A razão é simples: simplicidade e baixo custo. O Geotube® é uma estrutura de polímeros sintéticos de Polipropileno, caracterizada pela alta resistência, ideal para desidratação de material com alto teor de humidade, sedimentos contaminados, ou aplicações marinhas e subaquáticas. Os contentores Geotube® estão disponíveis numa variedade de tamanhos, dependendo do volume e da disponibilidade do espaço.
Não existem cintas nem engrenagens. Os contentores Geotube® estão disponíveis numa variedade de tamanhos, dependendo do volume e da disponibilidade do espaço. Os sistemas Geotube® podem ser montados em contentores móveis, de forma a serem transportados pela propriedade, se assim o exigir. Esta é uma das mais versáteis tecnologias de desidratação existentes. Daí ser igualmente uma das soluções mais utilizadas. A redução do volume pode ser de 90%, com um conteúdo elevado de sólidos, o que torna mais fácil a remoção e a deposição.
Processo
1 – Enchimento
As lamas ou lodos são bombeadas para dentro da unidade Geotube®. A estas são adicionados polímeros, ambientalmente seguros, que contribuirão para uma separação da parte sólida e da parte líquida. A construção única da malha do material com que é construído o Geotube® confinará toda a parte sólida, até as partículas mais finas dessas mesmas lamas.
2 – Filtração
O excesso de água é expelida do Geotube®, através dos pequenos poros do geotêxtil, resultando uma desidratação eficaz e uma redução do volume de material contido bastante significativa. Esta redução do volume permite que o Geotube® seja reenchido várias vezes. Em muitos dos casos, a água decantada é de tal qualidade que pode tanto voltar à corrente natural, como até mesmo voltar a ser reutilizada no processo em causa.
3 – Consolidação
Toda a matéria sólida permanece armazenada dentro da unidade Geotube®. Dependendo da % de matéria seca inicial, a redução de volume pode atingir os 90%. Por outro lado, a sicidade alcançada, quando comparada com outros métodos de desidratação alternativos, é muito superior. Quando totalmente saturado e desidratado, o Geotube® e o seu conteúdo podem ser depositados num aterro sanitário, ou a matéria sólida pode ser removida e aplicada no terreno quando apropriado.